ARTE RUPESTRE

Figura de porco feita há 45 mil anos na Indonésia pode ser pintura mais antiga do mundo

Por: HISTORY Brasil

Pesquisadores encontraram na Indonésia o que pode ser a pintura figurativa mais antiga produzida por humanos. Trata-se do desenho de um porco, descoberto em uma caverna na Ilha de Sulawesi. Os especialistas acreditam que a obra tenha sido feita há pelo menos 45.500 anos.

O estudo foi liderado por Adam Brumm, arqueólogo da Universidade Griffith, em Brisbane, na Austrália. Segundo ele, a descoberta aponta evidências de que as primeiras manifestações de arte figurativa em cavernas não surgiram na Europa durante a Era do Gelo na Europa, como há muito tempo se imaginava, mas talvez tenham se desenvolvido antes na Ásia ou mesmo na África, o berço da humanidade. A pesquisa foi publicada na revista científica Science Advances.



Ao menos três pinturas de porcos foram encontradas na caverna. Feitas com o mineral vermelho ocre, elas provavelmente retratam animais que pertencem à espécie Sus celebensis (porco verrugoso de Sulawesi), um animal selvagem de pernas atarracadas que pode pesar até 85 kg. Segundo Brumm, esses porcos ainda são encontrados atualmente na região, embora em números cada vez menores.

A pintura que apresenta o melhor estado de conservação é também a mais antiga. Ela mostra um grande porco, medindo cerca de 136 por 54 centímetros, com os contornos de duas mãos humanas pintadas acima de seu dorso. Além da pintura principal, a caverna abriga os desenhos de outros dois porcos que parecem estar se confrontando. "Os três porcos selvagens retratados na obra de arte também parecem estar envolvidos em algum tipo de interação social, sugerindo que essas figuras individuais constituem uma única composição narrativa ou 'cena', o que é bastante incomum de encontrar nos primeiros exemplos de arte rupestre. Esta obra de arte realmente me impressionou", disse Brumm ao site IFLScience.


Fontes: Science News, IFLScience e Live Science

Imagem: Maxime Aubert/Reprodução