Tá Na História

A histórica votação que elegeu Alzira Soriano, a primeira prefeita do Brasil

Por Thiago Gomide do Tá na História.

Parceria HISTORY e Ta Na História

 

Mulher no Brasil tinha que ficar em casa, cuidando do filho, lavando louça. A imprensa e a constituição endossavam isso.

Mulher não podia votar, por consequência não podia tentar cargos legislativos ou executivos.

Política era assunto para homem, branco, heterossexual e rico.

Quem saísse dessa fórmula era exceção da exceção.

Isso só vai começar a mudar, depois de muita briga, em 1927, no Rio Grande do Norte, quando a Lei Eleitoral do Estado determinou que todos os cidadãos, tendo as condições exigidas, sem determinar sexo, pudessem votar...

Dessa maneira, com essa lei, a caixa de pandora foi aberta.

Logo em 1928 a professora Celina Guimarães votou em Mossoró, querida cidade no Rio Grande do Norte.

No mesmo ano de 1928, Alzira Soriano se candidatou à prefeita de Lages, duas horas de Natal, capital do Rio Grande do Norte.

A disputa não seria fácil nem pequena: o adversário era Sérvulo Pires, político tradicional na cidade. O machismo reinava.

Lages viu Alzira crescer, se casar e ficar viúva. Lages viu Alzira cuidar dos negócios da família com pulso e coragem.;

Mas será que isso seria o suficiente?

Aperte o play e saiba os detalhes dessa eleição histórica, o futuro da Alzira Soriano com Getúlio Vargas e a importância da sua vitória para o futuro político do Brasil.


THIAGO GOMIDE é jornalista e pesquisador. Foi apresentador e editor do Canal Futura e da MultiRio, ambos dedicados à educação. Escreveu e dirigiu o documentário "O Acre em uma mesa de negociação". Além de ser o responsável pelo conteúdo do Tá na História, atualmente edita e apresenta o programa A Rede, na Rádio Roquette Pinto ( 94,1 FM - RJ). 

A proposta do Tá na História é oferecer conteúdos que promovam conhecimento sobre personagens e fatos históricos, principalmente do Brasil. Tudo isso, claro, com bom humor e muita curiosidade. 


Imagem: Arquivo Nacional, via Wikimedia Commons