ARQUEOLOGIA

O que dizia o primeiro documento escrito da história?

A escrita é uma ferramenta tão especial que muitas culturas antigas acreditavam que ela era fruto de um presente divino. Mas qual é sua verdadeira origem? O que diziam os primeiros escritos registrados por humanos? Em 1929, o arqueólogo alemão Julius Jordan encontrou algumas pistas durante uma escavação no atual território do Iraque. Foi quando ele descobriu uma biblioteca de tabuletas de argila com mais de 5 mil anos de idade.

A descoberta foi feita nas ruínas de Uruk, uma das primeiras cidades do mundo. O assentamento mesopotâmico ficava às margens do rio Eufrates e abrigava uma comunidade fervilhante e enorme para os padrões da época. As tabuletas encontradas lá possuíam traços abstratos que ficaram conhecidos como escrita cuneiforme.

Um fator que chamou a atenção de Jordan é que nas ruínas de Uruk também foram encontrados vários objetos de argila, alguns em forma de cone, outros de esferas e outros ainda cilíndricos. Ele dizia que alguns desses artefatos se pareciam com figuras do cotidiano, como animais e pães. Somente na década de 1970, a arqueóloga francesa Denise Schmandt-Besserat concluiu que essas peças eram utilizadas para contar mercadorias, por isso elas eram feitas à semelhança das figuras observadas por Jordan. Elas serviam mais ou menos como "registros contábeis" de ovelhas, grãos, potes de mel e outros bens. 

Partindo dessa lógica, Schmandt-Besserat chegou a outra conclusão revolucionária. Ela percebeu que os desenhos aparentemente abstratos das tabuletas representavam as peças usadas para contar mercadorias. Ou seja, os antigos contadores se deram conta de que era mais fácil fazer marcas com um estilete na argila do que produzir grandes objetos com o mesmo material.  Revelou-se então o mistério a respeito da função dos textos mais antigos produzidos pela humanidade. As tábuas de argila gravadas com a primeira escrita do mundo não haviam sido usadas para registrar histórias, escrever poesias ou enviar mensagens a lugares distantes. Elas foram criadas para fazer contas e, mais tarde, para elaborar os primeiros contratos de compra e venda de produtos.


Fonte: BBC 

Imagens: Shutterstock.com e Wikimedia Commons