DOENÇAS

O que é a aterrorizante síndrome da cabeça explosiva

Imagine que sua noite de sono é interrompida por sons na sua cabeça, acompanhanda de uma sensação de que o seu crânio vai explodir.

Aterrorizante sensação, não? Há um tipo de distúrbio noturno que nos faz sentir uma explosão repentina no crânio assim que começamos a dormir, tão forte que nos faz acordar. Mas, além do nosso coração palpitante, nada acontece. A síndrome da cabeça explosiva é uma parassonia (distúrbio do sono) inofensiva que não causa problemas físicos, mas que deixas as pessoas confusas e assustadas.

A síndrome, que faz com que a pessoa ouça sons imaginários na sua cabeça, pode acontecer várias vezes durante a noite, por várias noites seguidas, ou simplesmente ocorrer em raras ocasiões ao longo da vida. Acredita-se que cerca de 10% das pessoas saudáveis tiveram pelo menos um episódio desse tipo.

O médico Silas Weir Mitchell foi o primeiro a falar desse fenômeno, em 1876, e o descreveu como “choques sensoriais”. Apesar de soar alarmante, a síndrome e seus sintomas assustadores são uma condição que não requer tratamento e que, muitas vezes, basta o médico informar que não se trata de algo grave para que o paciente deixe de sofrer.

 



Fonte: Super Curioso

Imagem: Vlue/Shutterstock.com