Inicio

Raro esqueleto de baleia de 5 mil anos é encontrado bem preservado na Tailândia

Por History Channel Brasil em 27 de Novembro de 2020 às 16:46 HS
Raro esqueleto de baleia de 5 mil anos é encontrado bem preservado na Tailândia-0

Um raro esqueleto de baleia foi encontrado a uma distância de 12 quilômetros da costa da Tailândia. Pesquisadores estimam que os restos mortais parcialmente fossilizados tenham entre 3 mil e 5 mil anos. O mais impressionante é que o esqueleto está em excelente estado de conservação.

O esqueleto mede 12 metros e os pesquisadores acreditam que ele pertença a uma baleia-de-bryde. Segundo os especialistas, a descoberta é uma espécie de "janela para o passado", oferecendo informações sobre a biologia e geologia de uma época remota, incluindo dados sobre a biodiversidade e estimativa do nível do mar.

Raro esqueleto de baleia de 5 mil anos é encontrado bem preservado na Tailândia - 1

Segundo o pesquisador Marcus Chua, da Universidade Nacional de Cingapura, trata-se de um achado raro. “Existem poucos subfósseis de baleias na Ásia”, disse ele em entrevista à BBC. O especialista ressaltou ainda que também é difícil encontrar esqueletos do tipo em tão boas condições.

Segundo Varawut Silpa-archa, ministro do Meio Ambiente da Tailândia, mais de 80% do esqueleto está preservado, incluindo vértebras, costelas, nadadeiras e uma omoplata. Estima-se que apenas a cabeça tenha cerca de 3 metros de comprimento.


Fonte: BBC

Imagens: Varawut Silpa-archa/Facebook/Reprodução