ROMA ANTIGA

Saturnália: a festa mais desenfreada do Império Romano

Por: HISTORY Brasil

Na Antiga Roma, uma das celebrações mais esperadas por todos era a Saturnália, que acontecia na segunda metade de dezembro. Durante alguns dias, os padrões sociais se alteravam, enquanto o trabalho e os negócios paravam. Naquela época do ano, os servos se tornavam iguais ao resto dos civis e inclusive eram servidos por seus amos.

A Saturnália – era a festa de Saturno, deus da agricultura. A festividade tem origem em rituais mais antigos de solstício de inverno relacionados à agricultura, especialmente a prática de oferecer presentes ou sacrifícios aos deuses durante a época de semeadura. Após a celebração, os camponeses aproveitavam alguns dias de descanso e tempo livre. Construído em 497 a.C., o Templo de Saturno servia como o centro cerimonial das celebrações da Saturnália. No primeiro dia das festividades, um porco jovem costumava ser sacrificado publicamente no local, que estava localizado no Fórum Romano.



Algum tempo mais tarde, a Saturnália se consolidou como um símbolo da liberação do trabalho. Sua popularidade foi tanta que os romanos continuaram ampliando os dias de festa de forma espontânea. No início, a celebração acontecia apenas em um único dia, mas durante a República Tardia (133-31 a.C.) ela se expandiu para um festival com uma semana de duração que começava em 17 de dezembro.



Os banquetes ocupavam o centro da festa. A elite cultural se reunia em grupos limitados, cuja quantidade de convidados ficava entre três e nove integrantes. Durante a celebração, debatia-se sobre o tempo, a vida e o amor. Já nas classes mais baixas, reinava a anarquia. Em vez de trabalhar, os romanos passavam a Saturnália jogando, cantando, tocando música, festejando e socializando.

O último dia de festa era conhecido como sigillaria. Na data, as pessoas se dedicavam a fazer presentes para familiares e amigos, como artesanatos ou figuras de cerâmica, que também podiam ser comprados em um tipo de mercado. O feriado cristão do Natal deve muitas de suas tradições ao antigo festival romano, incluindo a época do ano em que é celebrado.


Fonte: El Español

Imagens: Domínio público, via Wikimedia Commons