Inicio

Sentidos ocultos podem explicar experiências extracorpóreas

Por History Channel Brasil em 04 de Maio de 2017 às 19:21 HS
Sentidos ocultos podem explicar experiências extracorpóreas-0

Para a ciência, sensação é provocada por falha no funcionamento do cérebro! 

Vídeo relacionado:

Embora seja comum pensar que a identidade está relacionada a aspectos psicológicos, muitos cientistas consideram que ela depende de dois de nossos 33 sentidos: o da propriedade (o sentido que nos dá a sensação de que nosso corpo físico nos pertence) e o da agência (aquele que nos faz sentir que temos controle sobre o nosso corpo).

Parece simples, mas acontece que esses sentidos não são infalíveis e, quando falham, produzem experiências psicológicas extraordinárias. A sensação de “quem somos” pode se confundir e se distanciar da realidade devido a vários fatores: uma meditação intensa, uma privação excessiva do sono e até o consumo de drogas.

Alguns estudos indicam que o estímulo no lado direito do músculo temporoparietal do cérebro (onde é construído, em grande parte, o senso de identidade) pode provocar experiências extracorpóreas. Por isso, uma parcela considerável da comunidade científica assume que experiências desse tipo se devem a uma falha em nossos cérebros.

Outros profissionais, como a psicóloga Susan Blackmore, consideram que a alma, ou o “eu”, é realmente capaz de abandonar o corpo físico. De acordo com suas pesquisas, o organismo cria uma ilusão sobre um ser interior que, na verdade, não existe.


Fonte: BBC
Imagem: Shutterstock