VIDA EXTRATERRESTRE

Teoria de Carl Sagan sobre vida alienígena em Vênus ganha adeptos

Apesar de Marte ter sido o planeta mais estudado, são muitos os especialistas que aderem à teoria de Carl Sagan sobre a possível existência de vida nas nuvens de Vênus
Por: HISTORY Brasil

Marte é um dos planetas com a maior possibilidade de vida extraterrestre, mas as luas de Saturno também foram exploradas com a esperança de se encontrar vida fora de nosso planeta. No entanto, um estudo publicado recentemente na revista Astrobiology sugere que Vênus pode ser mais um candidato a abrigar seres vivos. A teoria não é nova, já que há mais de 50 anos o renomado astrônomo Carl Sagan postulou essa hipótese.

Exploração nas nuvens

Segundo os pesquisadores da Universidade de Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos, “a camada mais baixa de nuvens de Vênus é um objetivo excepcional para a exploração devido às condições favoráveis para a vida microbiana”. Em 1967, Carl Sagan e o físico Haroold Morowitz publicaram um trabalho intitulado “Vida nas nuvens de Vênus?”. O objetivo era demonstrar que esses organismos podiam sobreviver regendo-se pelas leis bioquímicas da Terra. Para explicar essa hipótese, os pesquisadores imaginaram um ser venusiano similar a uma bola, que estaria flutuando na altura das nuvens.




Carl Sagan

Por sua vez, os autores do estudo afirmam que, apesar de as condições atmosféricas de Vênus serem muito ácidas, isso não impediria que a vida se desenvolvesse com normalidade, porque está demonstrado que as bactérias na Terra podem se alimentar de dióxido de carbono e produzir ácido sulfúrico, podendo viver a até 41 quilômetros de altura.

No artigo de divulgação científica, os pesquisadores sugerem coletar mostras das nuvens de Vênus utilizando as aeronaves VAMP desenvolvidas pelas companhias privadas Northrop Grumman e LGarde. “Vênus pode ser um novo capítulo emocionante na exploração astrobiológica”, afirmaram os cientistas da NASA.



No ano passado, um estudo publicado na revista Nature também apontou a descoberta de potenciais sinais de vida em Vênus. Com a ajuda de potentes telescópios, eles detectaram o elemento químico fosfina na atmosfera do planeta. Segundo os pesquisadores a presença desse gás pode indicar a existência de vida nas nuvens venusianas.

VER MAIS:


Fonte: BBC 

Imagens: Shutterstock.com, Michael Okoniewski, via Wikimedia Commons