Inicio

Vídeo: Sabe o que acontece quando um buraco negro engole uma estrela?

Por History Channel Brasil em 23 de Julho de 2014 às 01:21 HS
Vídeo: Sabe o que acontece quando um buraco negro engole uma estrela?-0

Como seria a colisão de uma estrela por um buraco negro massivo? Esta foi a pergunta que um grupo de pesquisadores da Universidade da Califórnia, em Santa Cruz, tentou responder por meio de uma simulação de computador, numa tentativa de reconstituir o momento em que um buraco negro engoliu uma estrela, fenômeno observado em 2012, chamado de PS1-10jh.

 
As simulações mostram que, quando a força gravitacional de um buraco negro supermassivo puxa uma estrela, esta é esticada em uma longa mancha antes de ser destruída. Cerca de metade da massa da estrela pode ser ejetada como um fluxo de detritos e a outra metade, eventualmente, pode se tornar uma espiral dentro do buraco negro, formando algo chamado "disco de acreção". O estudo da simulação sugere que todo o evento resultou em um clarão e que a curva de luz contém informações sobre o tipo de estrela e o tamanho do buraco negro envolvidos na colisão. Além disso, o trabalho também sugere que a estrela engolida era composta por hidrogênio – o que é mais comum – e não hélio, algo que seria extremamente raro e que chegou a ser cogitado na época em que a colisão foi identificada.
 
Os astrônomos ainda disseram que, em uma galáxia típica, a colisão entre um buraco negro e uma estrela acontece uma vez a cada 10 mil anos. O estudo foi publicado na revista Astrophysical Journal.
 
 
Veja também