Inicio

Astrônomos descobrem objeto mais brilhante do universo

Quasar gigantesco é alimentando por um buraco negro supermassivo que devora um Sol por dia
Por History Channel Brasil em 19 de Fevereiro de 2024 às 15:11 HS
Astrônomos descobrem objeto mais brilhante do universo-0

Usando dados do Observatório Europeu do Sul (ESO), astrônomos encontraram o objeto mais brilhante do universo. Segundo os pesquisadores, trata-se de um gigantesco quasar batizado de J0529-4351, situado a 12 bilhões de anos-luz da Terra. Um estudo sobre a descoberta foi publicado na revista Nature Astronomy.

"Dieta" de um Sol por dia

Quasares são núcleos brilhantes de galáxias distantes que são alimentados por buracos negros supermassivos. No caso do J0529-4351, ele é alimentado pelo buraco negro de mais rápido crescimento já observado. De acordo com os astrônomos, sua "dieta" é composta de um Sol por dia.

“Descobrimos o buraco negro de crescimento mais rápido conhecido até hoje. Ele tem uma massa de 17 bilhões de Sóis e devora pouco mais de um Sol por dia. Isto faz dele o objeto mais luminoso do universo conhecido”, disse Christian Wolf, astrônomo da Universidade Nacional Australiana (ANU) e líder do estudo.

A quantidade enorme de energia emitida pelo J0529-4351 faz com que ele seja 500 trilhões de vezes mais luminoso que o Sol. Surpreendentemente, esse quasar descomunal estava escondido à plena vista. “É uma surpresa que ele tenha permanecido desconhecido até hoje, quando já conhecemos cerca de um milhão de quasares menos impressionantes. Ele estava literalmente na nossa cara até agora”, disse Christopher Onken, astrônomo da ANU e coautor do estudo.

Fontes
ESO e ANU
Imagens
iStock