Buraco negro mais distante já observado é encontrado por astrônomos

O objeto é tão antigo que surgiu "apenas" 470 milhões de anos após o Big Bang, quando o Universo tinha apenas 3% de sua idade
Por History Channel Brasil em 07 de Novembro de 2023 às 11:54 HS
Buraco negro mais distante já observado é encontrado por astrônomos-0

Usando dados dos telescópios Chandra e James Webb, da NASA, astrônomos encontraram o buraco negro mais distante já observado. Segundo os pesquisadores, ele é tão antigo que surgiu "apenas" 470 milhões de anos após o Big Bang, quando o Universo tinha apenas 3% de sua idade atual. A descoberta é tema de um estudo publicado no periódico Nature Astronomy.

Galáxia distante

A descoberta do buraco negro aconteceu com a ajuda de um fenômeno conhecido como lentes gravitacionais. Trata-se de um efeito no qual uma galáxia em primeiro plano curva a luz de um objeto mais distante e a amplia. De acordo com a NASA, o buraco negro está numa fase inicial de crescimento nunca antes observada, na qual a sua massa é semelhante à da sua galáxia hospedeira, batizada de UHZ1 e situada a 13,2 bilhões de anos-luz da Terra.

Buraco negro UHZ1
O buraco negro e sua galáxia hospedeira vistos pelos telescópios Chandra e James Webb (Imagem: X-ray: NASA/CXC/SAO/Ákos Bogdán; Infrared: NASA/ESA/CSA/STScI; Image Processing: NASA/CXC/SAO/L. Frattare & K. Arcand Press Image, Caption, and Videos)

"Precisávamos (dos telescópios) James Webb para encontrar esta galáxia incrivelmente distante, e Chandra para localizar seu buraco negro supermassivo”, disse Akos Bogdan, líder do estudo e pesquisador do Centro de Astrofísica Harvard e Smithsonian. “Também aproveitamos uma lupa cósmica que aumentou a quantidade de luz que detectamos”, completou ele, referindo-se às lentes gravitacionais.

As evidências encontradas pelos cientistas apontam que o objeto já nasceu massivo. Essa descoberta pode ajudar explicar como se formaram alguns dos primeiros buracos negros supermassivos do Universo. “Existem limites físicos para a rapidez com que os buracos negros podem crescer depois de formados, mas aqueles que nascem com maior massa têm uma vantagem inicial. É como plantar uma muda, que leva menos tempo para crescer e se tornar uma árvore em tamanho real do que se você começasse apenas com uma semente”, disse Andy Goulding, coautor do estudo e pesquisador da Universidade de Princeton.

NASA