Início

Fósseis de incrível rebanho de dinossauros são encontrados na Itália

Pesquisadores identificaram os restos mortais de 11 animais de espécie que viveu há cerca de 80 milhões de anos
Por History Channel Brasil em 02 de Dezembro de 2021 às 17:40
Fósseis de incrível rebanho de dinossauros são encontrados na Itália-0

Fósseis de um rebanho de dinossauros foram encontrados pela primeira vez na Itália. Ao todo, os pesquisadores identificaram os restos mortais de 11 animais pré-históricos. Todos eles pertencem à espécie Tethyshadros insularis, que viveu há cerca de 80 milhões de anos e cujos indivíduos podiam atingir cinco metros de comprimento.

Mais completo esqueleto de dinossauro

No passado, fósseis individuais de exemplares de dinossauros já haviam sido encontrados na Itália, mas nunca de um grupo inteiro. A descoberta é ainda mais incrível pois inclui o esqueleto mais completo de um deles já encontrado no país. Os ossos fossilizados foram localizados no sítio paleontológico de Villaggio del Pescatore, perto da cidade de Trieste.

Dinossauros encontrados na Itália

Em 1996, um outro dinossauro, que os paleontólogos batizaram de "Antonio", já havia sido encontrado no mesmo local. Inicialmente, os pesquisadores acreditavam que ele pertencesse a uma espécie anã. Mas a nova descoberta sugere que ele era um indivíduo jovem que fazia parte do rebanho encontrado agora (cujos membros possivelmente morreram juntos).

O maior dos dinossauros do grupo foi chamado de "Bruno" pelos pesquisadores. “Bruno é o maior e mais antigo do grupo e o mais completo esqueleto de dinossauro já encontrado na Itália”, disse Federico Fanti, professor na Universidade de Bolonha. “Sabíamos que havia dinossauros no local depois da descoberta de Antonio, mas até agora ninguém havia verificado quantos. O que temos agora são vários ossos pertencentes ao mesmo rebanho”, completou.

Fontes
The Guardian
Imagens
Chiarenza, A.A., Fabbri, M., Consorti, L. et al./CC BY 4.0, via Scientific Reports