Inicio

NASA confirma que a missão DART conseguiu desviar a trajetória de um asteroide 

Trata-se da primeira vez que um artefato produzido por humanos foi capaz de mudar propositalmente a trajetória de um objeto celeste
Por History Channel Brasil em 13 de Outubro de 2022 às 12:23 HS
NASA confirma que a missão DART conseguiu desviar a trajetória de um asteroide -0

A NASA confirmou que seu primeiro teste de defesa planetária foi um sucesso. Os dados da missão DART (sigla em inglês para "Teste de Redirecionamento de Asteroide Duplo") mostram que a espaçonave enviada pela agência espacial conseguiu colidir com o asteroide Dimorphos e desviar a sua rota. Isso representa a primeira vez que um artefato produzido por humanos foi capaz de mudar propositalmente a trajetória de um objeto celeste.

Desvio de órbita

Antes do impacto do DART, o Dimorphos levava 11 horas e 55 minutos para orbitar seu asteroide maior, o Didymos. Agora, a equipe de investigação confirmou que o impacto da espaçonave alterou a órbita do asteroide em 32 minutos, encurtando-a para 11 horas e 23 minutos.  Antes da colisão, pesquisadores da Nasa disseram que uma mudança na órbita de 73 segundos ou mais seria considerada um sucesso.

Asteroide Dimorphos
Imagem do asteroide Dimorphos feita pelo telescópio Hubble após o impacto

Segundo a NASA, nem o Dimorphos nem o Didymos representam uma ameaça para a Terra, mas o sistema de dois asteroides foi um alvo perfeito para testar a tecnologia de deflexão. A equipe escolheu o Dimorphos para esta missão porque seu tamanho é comparável ao de asteroides que podem representar perigo ao nosso planeta. Um objeto do mesmo tamanho poderia causar “devastação regional” caso atingisse a superfície terrestre.

“Todos nós temos a responsabilidade de proteger nosso planeta natal. Afinal, é o único que temos", disse o administrador da NASA, Bill Nelson. “Esta missão mostra que a NASA está tentando se preparar para o que quer que o universo nos arremesse”, completou.

Fontes
NASA
Imagens
NASA/Johns Hopkins APL/Divulgação