Início

Antártida verde: aumento de temperatura muda paisagem no sul da Terra

Fenômeno causado pelas mudanças climáticas pode resultar em um desequilíbrio ecológico planetário
Por History Channel Brasil em 27 de Outubro de 2021 às 19:41
Antártida verde: aumento de temperatura muda paisagem no sul da Terra-0

Uma das marcas registradas da Antártida é o branco de sua paisagem. Mas o surgimento de tons de verde no Polo Sul está mudando esse cenário e preocupando os cientistas. Um novo estudo publicado na revista Biological Reviews aponta que o crescimento de vegetação no local está relacionado ao aquecimento global.

Proliferação de algas

Assinado por pesquisadores da da universidade de Cambridge e do British Antartic Survey, o estudo aponta que o aumento das temperaturas facilita o crescimento de diferentes espécies de plantas. Em particular, o que mais preocupa os cientistas é a proliferação crescente de algas microscópicas. Esse fenômeno pode resultar em um sério desequilíbrio ecológico não só da região, mas de toda a Terra.

Paisagem verde na Antártida



Como consequência do aumento das temperaturas, plantas e animais provenientes de regiões menos frias poderiam começar a migrar para a Antártida. Se essa tendência for mantida, mais áreas sem gelo poderão surgir no litoral do continente, o que facilitará o assentamento de diversos vegetais, como algas e musgos.

O pesquisador do Instituto de Ciências Marinhas do Conselho Superior de Pesquisa Científica da Espanha, Enrique Isla, afirmou que o maior problema desse fenômeno reside na perda de gelo, já que, ao haver menos neve para refletir a radiação do sol, o planeta tenderá a subir de temperatura cada vez mais rápido. Isso poderia provocar toda uma cadeia de efeitos negativos para o clima e os ecossistemas da Terra. 

Fontes
Infobae
Imagens
iStock e Divulgação