Inicio

Carimbos de 3 mil anos são encontrados em sepultura de sacerdote no Peru

Homem teria sido um xamã que auxiliava a população com curas e conexões espirituais
Por History Channel Brasil em 03 de Setembro de 2023 às 16:03 HS
Carimbos de 3 mil anos são encontrados em sepultura de sacerdote no Peru-0

Durante escavações no Peru, arqueólogos encontraram uma sepultura de três mil anos contendo os possíveis restos mortais de um sacerdote. De acordo com o Ministério da Cultura do país, junto ao esqueleto foram encontrados "carimbos" que seriam usados para pintura corporal. A descoberta foi feita na cidade de Cajamarca. 

Conexão com o mundo espiritual

Segundo os arqueólogos, a sepultura consiste em um grande buraco circular com um metro de profundidade. Acredita-se que o sacerdote tenha sido enterrado por volta do ano 1200 a.C. durante uma fase conhecida como Pacopampa I. No local também foram encontradas pequenas taças esféricas de cerâmica que, juntamente com o corpo, foram cobertas com 6 camadas de cinza misturada com terra preta.

Sepultura do sacerdote

Os pesquisadores destacam a descoberta de elementos semelhantes a carimbos, que seriam usados em antigas técnicas rituais de pintura corporal de indivíduos da elite. Um dos selos traz a imagem de uma tigela com decoração incisa virada de cabeça para baixo, enquanto outro apresenta o desenho de uma mão. Ao longo das bordas da sepultura foram encontrados outros dois selos: um com desenho de face antropomórfica voltado para leste e outro com desenho de onça voltado para oeste.

Apesar de a equipe ter se referido ao indivíduo como “sacerdote”, essa pessoa pode ter sido “mais uma figura parecida com um xamã que manipulava os poderes de onças, cobras e aves de rapina”, disse Yuji Seki, arqueólogo do Museu Nacional de Etnologia do Japão, em entrevista ao site Live Science. Segundo o pesquisador, a população pode ter recorrido ao xamã em busca de respostas ou de processos de cura, e ele pode ter usado sua crença em uma conexão com o mundo espiritual para ajudá-las.

Fontes
Ministério da Cultura do Peru e Live Science
Imagens
Ministério da Cultura do Peru