Inicio

Encontrado colar que pode ter pertencido a uma das primeiras líderes cristãs da Inglaterra

Peça de 1300 anos tem pelo menos 30 pingentes e contas feitas de moedas romanas, ouro, vidro e pedras semipreciosas
Por History Channel Brasil em 09 de Dezembro de 2022 às 11:20 HS
Encontrado colar que pode ter pertencido a uma das primeiras líderes cristãs da Inglaterra-0

Arqueólogos do MOLA (Museu de Arqueologia de Londres) encontraram um surpreendente colar de 1300 anos durante escavações em Northamptonshire, na Inglaterra. A peça foi descoberta no que se acredita ser a sepultura feminina mais significativa do início da Idade Média já identificada na Grã-Bretanha. De acordo com os pesquisadores, o artefato pode ter pertencido a uma das primeiras líderes cristãs britânicas.

Cruz decorada de modo elaborado

O colar é o mais rico de seu tipo já descoberto na Grã-Bretanha, com pelo menos 30 pingentes e contas feitas de moedas romanas, ouro, vidro e pedras semipreciosas. Ele foi encontrado em uma sepultura feminina de alto status, junto com outros objetos funerários intrigantes que ainda estão sendo investigados. A coleção de artefatos foi batizada de 'Tesouro de Harpole', em referência à paróquia local.

Cruz encontrada na sepultura

A sepultura também continha dois potes decorados e um prato raso de cobre. No entanto, raios-x tirados de blocos de solo retirados do túmulo revelaram outra descoberta impressionante: uma cruz decorada de modo elaborado, com representações altamente incomuns de rostos humanos fundidos em prata. Essa peça grande e ornamentada sugere que a mulher pode ter sido uma das primeiras líderes cristãs da Grã-Bretanha.

O esqueleto da mulher estava totalmente decomposto (com exceção de pequenos fragmentos de esmalte dentário). No entanto, os objetos indicam que ela era alguém de alto status social, como uma abadessa, membro da realeza ou talvez as duas coisas ao mesmo tempo. "Esperamos identificar o material orgânico que sobreviveu e descobrir mais sobre a cruz e o colar", disseram os arqueólogos do Mola em um comunicado.

Representação artística do enterro
Representação artística do enterro (Imagem: Hugh Gatt/MOLA/Divulgação)
Fontes
RPS e Museu de Arqueologia de Londres
Imagens
Museu de Arqueologia de Londres/Divulgação