Início

Enorme pilha de ossos de humanos e animais é encontrada em caverna na Arábia Saudita

Acredita-se que o material foi acumulado no local durante um período de sete mil anos
Por History Channel Brasil em 15 de Outubro de 2021 às 18:36
Enorme pilha de ossos de humanos e animais é encontrada em caverna na Arábia Saudita-0

Arqueólogos encontraram uma enorme pilha de ossos de humanos e animais em uma caverna de origem vulcânica na Arábia Saudita. Entre eles, estão restos mortais de bovinos, caprídeos, cavalos, camelos e roedores. Acredita-se que o material foi acumulado no local por hienas durante um período de sete mil anos.

Hienas acumuladoras de ossos

A descoberta é tema de um estudo publicado no periódico científico Archaeological and Anthropological Sciences. A impressionante pilha é composta por centenas de milhares de ossos. O envolvimento das hienas no acúmulo do material foi constatado a partir da análise de cortes, mordidas e marcas de digestão dos ossos, segundo Mathew Stewart, autor principal do estudo e zooarqueológo do Instituto Max Plank para a Ciência da História Humana, na Alemanha.

Pilha de ossos encontrados na caverna

O material foi encontrado em um local conhecido como Harrat Khaybar, que consiste em uma rede de túneis formados por lava seca. Os pesquisadores analisaram 1.917 ossos e dentes encontrados lá. Os estudos apontaram que os restos mortais têm entre 439 e 6.839 anos, uma indicação de que as hienas vêm usando a rede subterrânea há muito tempo. 

Embora atualmente as hienas estejam ameaçadas de extinção na Arábia Saudita, elas costumavam ser abundantes naquela região. Esses animais costumam levar ossos para suas tocas, para ser consumidos, armazenados ou alimentar os filhotes. "A hiena listrada é um acumulador de ossos muito ávido”, afirmou Stewart

Fontes
BBC e Gizmodo
Imagens
Instituto Max Plank/Archaeological and Anthropological Sciences/Reprodução