Inicio

Equipe do HISTORY encontra pedaços do ônibus espacial Challenger no fundo do mar

NASA confirmou que os destroços localizados durante filmagem de nova série pertencem à espaçonave
Por History Channel Brasil em 11 de Novembro de 2022 às 11:39 HS
Equipe do HISTORY encontra pedaços do ônibus espacial Challenger no fundo do mar-0

Enquanto fazia filmagens para um novo programa, uma equipe do HISTORY encontrou pedaços do ônibus espacial Challenger na costa da Flórida, nos Estados Unidos. A espaçonave explodiu logo após a decolagem em um trágico acidente no ano de 1986. A NASA analisou as imagens e confirmou que os destroços pertencem ao veículo. 

Descoberta histórica

A descoberta marca a primeira grande descoberta de destroços do ônibus espacial Challenger em mais de 25 anos. Os pedaços foram localizados enquanto a equipe fazia imagens submarinas para a nova série “The Bermuda Triangle: Into Cursed Waters" (ainda sem título em português). Os mergulhadores notaram um grande objeto coberto parcialmente por areia no fundo do mar. 

A proximidade com o Centro Espacial Kennedy, juntamente com a construção moderna do item e a presença de ladrilhos quadrados, levaram a equipe a entrar em contato com a NASA, que confirmou a origem dos destroços. “A descoberta histórica e emocionante deste artefato da Challenger por nossa incrível equipe reforça a missão do HISTORY Channel de preservar locais e histórias importantes de nossa herança nacional”, disse Eli Lehrer, vice-presidente executivo e chefe de programação da rede.

Decolagem do ônibus espacial Challenger
Decolagem do ônibus espacial Challenger (Imagem: NASA/Divulgação)

O ônibus espacial Challenger explodiu no dia 28 de janeiro de 1986, em sua décima missão. O acidente causou a morte de seus sete tripulantes. A espaçonave se desintegrou 73 segundos após o lançamento, no Centro Espacial Kennedy. “Esta descoberta nos dá a oportunidade de fazer uma pausa mais uma vez, louvar os legados dos sete pioneiros que perdemos e refletir sobre como essa tragédia nos mudou”, disse Bill Nelson, administrador da NASA.

Tripulação do ônibus espacial Challenger
Tripulação do ônibus espacial Challenger (Imagem: NASA/Divulgação)
Fontes
History e NASA
Imagens
History