Inicio

Fósseis de dinossauro que viveu há 90 milhões de anos são descobertos na China

Batizado de Gandititan cavocaudatus, esse titanosaurídeo herbívoro gigante chegou a medir 14 metros de comprimento
Por History Channel Brasil em 25 de Fevereiro de 2024 às 13:04 HS
Fósseis de dinossauro que viveu há 90 milhões de anos são descobertos na China-0

Cientistas descobriram na China fósseis de um titanosaurídeo, animal que pertence ao grupo dos saurópodes, que foram os maiores dinossauros da Terra. A equipe batizou a espécie previamente desconhecida de Gandititan cavocaudatus. Segundo os pesquisadores, o animal viveu há 90 milhões de anos, durante o período Cretáceo.

40% do esqueleto

A descoberta inclui seis vértebras cervicais articuladas, duas vértebras dorsais parciais e um sacro completo articulado com as primeiras 17 vértebras caudais e parte da pelve direita. Os ossos encontrados representam aproximadamente 40% do esqueleto do dinossauro. Segundo por Han Fenglu, pesquisador da Universidade de Wuhan e líder do estudo, afirmou que os fósseis são notáveis por sua integridade e delicadeza.

A coluna vertebral bem preservada também facilita uma estimativa precisa do comprimento total do corpo, que é calculado em cerca de 14 metros. Este comprimento é considerado relativamente pequeno em comparação com outros saurópodes de seu tipo, segundo Fenglu. Os autores destacam que a descoberta, detalhada em um estudo publicado no periódico Journal of Systematic Paleontology, é de grande relevância para compreender a evolução e a distribuição paleogeográfica desta espécie durante o período Cretáceo.

Os maiores e mais conhecidos titanosaurídeos foram descobertos principalmente na região da Patagônia, na Argentina. Lá foram encontrados espécimes como o Patagotitan e o Argentinosaurus, que atingiam comprimentos de mais de 30 metros e alturas de até 20 metros com o pescoço erguido.

Fontes
The Star
Imagens
iStock