Inicio

Linhas de Nazca: Descobertas novas figuras de felinos e seres antropomórficos no Peru

Foram encontradas 29 gravuras previamente desconhecidas, datadas de um período entre os anos de 300 a.C. e 100 
Por History Channel Brasil em 27 de Dezembro de 2023 às 13:10 HS
Linhas de Nazca: Descobertas novas figuras de felinos e seres antropomórficos no Peru-0

Arqueólogos encontraram 29 geoglifos previamente desconhecidos na região de Nazca, no Peru. Essas figuras gigantescas desenhadas no solo representam um dos maiores mistérios da era pré-colombiana. Segundo os pesquisadores, as formas são um incrível testemunho da expressão artística e religiosa dos antigos habitantes do local. 

Ajuda de drones

A mais recente pesquisa na área, que durou quatro meses, revelou desenhos representando felinos e figuras antropomórficas. Omar Bendezú De la Cruz, pesquisador da Universidade Nacional San Luis Gonzaga de Ica e líder do estudo, disse que os geoglifos descobertos remontam a um período datando aproximadamente entre os anos 300 a.C. e 100 d.C.

A descoberta foi feita com a ajuda de drones que sobrevoaram a área para capturar imagens das figuras. Em seguida, um software especializado foi usado para analisar as imagens e identificar as formas dos geoglifos. "Até o momento, no distrito de El Ingenio, identificamos 10 figuras em forma de felinos, com medidas variadas, que vão de 17 metros de comprimento por 12 de altura a aproximadamente 42 metros de comprimento por 43 de altura", disse Bendezú.

As chamadas Linhas de Nazca começaram a ser identificadas em 1927, no deserto de mesmo nome. Adotando todos os tipos de formas, como espirais ou animais, eles só podem ser observados em sua totalidade a partir de uma vista aérea. Ainda não se explica como antigas civilizações puderam realizar semelhante obra sem observá-la de cima.

Fontes
Agência Andina
Imagens
iStock