Inicio

Mais antigas evidências do uso de piercing são encontradas na Turquia

De acordo com os pesquisadores, esses adornos corporais já eram utilizados há 11 mil anos
Por History Channel Brasil em 11 de Março de 2024 às 14:28 HS
Mais antigas evidências do uso de piercing são encontradas na Turquia-0

Ao escavar sepulturas de aproximadamente 11 mil anos na Turquia, arqueólogos encontraram mais de 100 ornamentos usados em piercings. Segundo os pesquisadores, essas são as mais antigas evidências de perfuração corporal já encontradas no mundo. Em um estudo publicado na revista Antiquity, os especialistas sugerem que a prática pode ter feito parte de um ritual de maioridade.

Rito de passagem

Objetos semelhantes a brincos já haviam sido encontrados em sítios neolíticos antes, mas não havia evidências claras de seu uso em piercings. “Sabíamos que havia artefatos semelhantes a brincos no Neolítico, eles foram encontrados em muitos locais”, disse Emma Baysal, coautora do estudo e pesquisadora da Universidade de Ancara, na Turquia. “Mas faltavam descobertas in situ que confirmassem seu uso no corpo humano antes do final do Neolítico”, completou.

Agora, uma equipe de pesquisadores de várias instituições turcas analisou sepulturas no sítio neolítico de Boncuklu Tarla. Lá, eles encontraram os ornamentos destinados ao uso em perfurações corporais. Os adornos foram descobertos nos túmulos diretamente próximos às orelhas e ao queixo dos indivíduos, fornecendo fortes evidências de que eram usados em piercings.

Dos ornamentos encontrados, 85 estão completos e a maioria é feita de calcário, obsidiana ou seixos de rio. Seus tamanhos e formatos variados sugerem que eles foram feitos para uso em piercings nas orelhas e no lábio inferior. Um exame mais aprofundado dos esqueletos descobriu que tanto homens quanto mulheres tinham piercings, mas eles eram usados exclusivamente por adultos. Isso sugere que a prática não era apenas estética, funcionando como um rito de passagem para simbolizar que uma pessoa atingiu a maturidade.

Fontes
Antiquity
Imagens
Boncuklu Tarla Excavation Archive/Baysal et al, Antiquity 2024 (CC BY 4.0) - https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/