Início

Pedaços de rara espada viking são encontrados e reunidos após 1.200 anos

Trata-se de uma das variedades de espadas mais ricamente ornamentadas e pesadas da Era Viking
Por History Channel Brasil em 13 de Junho de 2022 às 15:56 HS
Pedaços de rara espada viking são encontrados e reunidos após 1.200 anos-0

Uma rara espada viking quebrada há cerca de 1.200 anos foi parcialmente restaurada após seus pedaços terem sido encontrados na Noruega. O primeiro fragmento foi descoberto em 2021 por um homem usando um detector de metais na localidade de Stavanger. Este ano, uma segunda parte da arma foi localizada no mesmo local.

Detalhes em ouro e prata

“A espada é provavelmente o que chamamos de espada D”, disse Ann Zanette Glørstad, arqueóloga da Universidade de Oslo. Segundo ela, trata-se de uma das variedades de espadas mais ricamente ornamentadas e pesadas da Era Viking. Embora a lâmina esteja faltando, o punho da arma é decorado com gravuras intrincadas e detalhes em ouro e prata.

Cada extremidade da empunhadura tem a forma de um animal não identificado. Espadas semelhantes foram encontradas em outras partes da Europa, como em uma tumba do século IX na ilha escocesa de Eigg. Segundo Glørstad, isso significa que a descoberta será de grande interesse também para especialistas de outras partes do continente.

Por enquanto, a origem exata da espada permanece um mistério, embora existam algumas pistas que podem orientar os pesquisadores. Com base em sua ornamentação, Glørstad acredita que ela pode ter sido forjada no Império Franco ou na Inglaterra por volta de 800 d.C. Outra hipótese é que ela tenha sido feita na própria Noruega por algum ferreiro inspirado pelo estilo do Império Franco. Pelas características da peça, também é possível supor que seu dono era alguém importante.

Fontes
Live Science e IFLScience
Imagens
Museu Arqueológico/Universidade Jernaldergården de Stavanger/Divulgação