Hoje na história

15.ago.1939

Clássico Mágico de Oz é lançado em Los Angeles

Em um dia como este, no ano de 1939 acontecia a premiere em Hollywood do clássico filme O Mágico de OZ. Trata-se de um musical em torno de uma aventura num mundo de fantasia produzido pela Metro-Goldwyn-Mayer. O filme é baseado no livro "The Wonderful Wizard of Oz" (1900), escrito por L. Frank Baum.
 
Um dos destaques do filme é o uso da tecnologia Technicolor, além de personagens de um universo fantástico, o que tornou o tornou um dos filmes mais conhecidos de todos os tempos e também parte da cultura popular dos EUA. Ainda chama a atenção a produção de maquiagem dos seus personagens e efeitos especiais para aquela época.
 
Apesar de o filme ter recebido boas críticas, ele não foi um sucesso de bilheteria em seu lançamento: faturou US$ 3 milhões sendo que seu gasto foi de US$ 2 milhões. Os relançamentos subsequentes, contudo, foram mais rentáveis. A produção foi indicada para seis Oscars, incluindo Melhor Fotografia, mas perdeu o prêmio para "E o Vento Levou". Contudo, O Mágico de Oz ganhou o Oscar de Melhor Música com "Over the Rainbow".
 
 

Imagem: [Public domain], via Wikimedia Commons