Hoje na história

22.out.1844

Grupo religioso dos EUA vivencia o "Dia do Grande Desapontamento"

A data de 22 de outubro de 1844 ficou marcada como o "Dia do Grande Desapontamento" para um grupo religioso dos Estados Unidos. Isso porque seus fiéis esperavam o retorno de Jesus Cristo para aquela ocasião. A expectativa, inspirada em profecias bíblicas, havia sido criada entre os membros do movimento milerita, liderado pelo pastor batista William Miller.  Os remanescentes deste evento mais tarde fundaram diversas denominações adventistas.

Entre 1831 e 1844, com base em seu estudo da Bíblia, Miller, um agricultor e pastor leigo batista, previu e pregou o retorno de Jesus Cristo à Terra. A previsão foi inspirada no livro bíblico de Daniel, 8:14. Lendo a passagem bíblica, Miller chegou à conclusão de que Cristo retornaria entre março de 1843 e junho de 1844 para "purificar o Santuário". Na interpretação de Miller, o "Santuário" seria a Terra ou a igreja.

Mas o período passou e nada aconteceu. Miller e muitos de seus colaboradores, pastores de várias denominações, voltaram ao estudo da Bíblia para descobrir o erro. Um deles, chamado Samuel Snow, concluiu que Jesus voltaria em 22 de outubro de 1844. Quando Cristo não apareceu, os seguidores de Miller experimentaram o que veio a ser chamado de "O Grande Desapontamento". 

O pequeno grupo que se recusou a desistir depois do "Grande Desapontamento" reestudou as profecias e entendeu que o Santuário a que se referia o livro de Daniel era o Santuário Celestial. Depois disso, surgiram vários líderes que construíram a base do que viria a ser a Igreja Cristã do Advento, a Igreja Adventista do Sétimo Dia, o movimento dos Estudantes da Bíblia, entre outros.


Imagem: Domínio Público, via Wikimedia Commons