Hoje na história

22.out.1945

Juan Domingo e Evita Perón se casam na Argentina

O político Juan Domingo Perón se casou no dia 22 de outubro de 1945 com a atriz Maria Eva Duarte, que logo seria conhecida como Evita Perón, marcando a história da Argentina. Os dois haviam se conhecido um ano antes, durante um evento para arrecadar fundos para as vítimas de um terremoto. Na época, Juan era ministro do trabalho e da assistência social.

Ao alcançar a vice-presidência do país, Perón tornou-se uma peça-chave da política argentina ao estabelecer uma aliança estratégica com sindicalistas. Com isso, o movimento trabalhista reorganizou-se sob sua tutela e foram implementadas diversas leis e benefícios para os trabalhadores. Em 1945, ocorreu um golpe de estado e Perón foi preso. Foi quando Evita convocou milhares de trabalhadores às ruas para pedir a libertação dele. 

Em 1946, Perón foi eleito presidente, e Evita assumiu o papel de "chefe espiritual da nação". Com a criação da "Fundação Eva Perón", foram construídas milhares de casas, escolas e hospitais para a pessoas necessitadas. Assim, ela se tornou muito popular entre as camadas mais pobres da população. Evita também foi ativa na campanha pelo voto feminino, que seria aprovado em 1947.

Em 1951, a Confederação Geral do Trabalho a propôs como candidata à vice-presidência da Argentina. Mas a forte oposição dos setores conservadores que a consideravam uma ameaça, além das recentes notícias de sua doença, impediram que o plano fosse adiante. Em 26 de julho de 1952, Evita morreu vítima de câncer cervical, aos 33 anos. 


Imagem: Domínio Público, via Wikimedia Commons