Início

Morre Catalina de Sajonia-Lauemburgo

Morre Catalina de Sajonia-Lauemburgo-0

Catalina de Sajonia-Lauemburgo nasceu no dia 24 de setembro de 1513 e faleceu no dia 23 de setembro de 1535. Foi rainha da Suécia desde 1531 até sua morte; e primeira esposa de Gustavo Vasa. Era filha do duque Magnus I de Sajonia-Lauemburgo e de Catalina de Brunswick-Wolfenbüttel, e irmã de Dorotea de Sajonia-Lauemburgo, rainha da Dinamarca. Catalina era uma nobre com educação protestante. Em seu 18º aniversário, no dia 24 de setembro de 1531, se casou com o rei da Suécia Gustavo I. A literatura sueca antiga é pouco benévola com Catalina.

Segundo textos próximos à época, a rainha era caprichosa, fria e distante, além de sentir apatia pela Suécia. Segundo alguns textos, quando o príncipe Cristão da Dinamarca -cunhado de Catalina - visitou a corte sueca, Catalina comentou que Gustavo planejava assassiná-lo. Pouco tempo depois, em um baile em Estocolmo em 1535, quando a rainha se encontrava grávida, se sentiu tão mal que teve que permanecer de cama pelos dias seguintes. Depois de ter complicações na gravidez, a rainha morreu antes de dar a luz, um dia antes de completar 22 anos.

Foi sepultada no dia 1 de outubro de 1535 na Catedral de Estocolmo, mas seus restos foram trasladados no dia 21 de dezembro de 1560 para a Catedral de Uppsala, junto aos de Gustavo Vasa e aos da segunda esposa deste, Margarita Eriksdotter, onde foi erguido um luxuoso monumento.

 


Imagem:[Public domain], via Wikimedia Commons