Início

Morre José Gervasio Artigas, o prócer máximo uruguaio

Morre José Gervasio Artigas, o prócer máximo uruguaio-0

José Gervasio Artigas nasceu em 19 de junho de 1764 e faleceu em 23 de setembro de 1850. Foi um militar, estadista e prócer máximo uruguaio. Recebeu os títulos de "Chefe dos Orientais" e de "Protetor dos Povos Livres". Foi um dos mais importantes estadistas da Revolução do Rio de la Plata, pelo que é honrado também na Argentina por sua contribuição à independência e federalização do país. Teve uma atuação destacada nas lutas de independência e no predomínio dos ideais republicanos e democráticos sobre as monárquicas. Lutou sucessivamente contra o Império Espanhol, os unitários instalados na cidade de Buenos Aires e Montevidéu e o Reino Unido de Portugal e Brasil.

Conduziu os atuais territórios do Uruguai, Santa Fé, Entre Rios, Corrientes e Missões unidos sob a bandeira dos Povos Livres para a independência da Espanha. De maneira direta, suas lutas se orientaram para a conformação das Províncias Unidas do Rio de la Plata organizadas estritamente sobre os princípios do federalismo e da república, defendendo a integração do que hoje é o Uruguai como parte das Províncias Unidas do Rio de la Plata sob o nome de Província Oriental, em referência ao fato de que o território se situa na margem oriental do Rio de la Plata.

Esta é a razão pela qual os uruguaios se denominam a si mesmos, habitualmente, com o apelido de "orientais". Sua férrea defesa da autonomia federal das províncias contribuiu de maneira indireta para a constituição da República Oriental do Uruguai como estado independente em 1828, quando se encontrava já em seu longo exílio no Paraguai, país onde morreu.

 


Imagem:  [Domínio público], via Wikimedia Commons