Início

Morre o escritor Franz Kafka

Morre o escritor Franz Kafka -0

No dia 3 de junho de 1924 morria vítima de tuberculose, em Klosterneuburg, na Áustria, o escritor tcheco Franz Kafka. Sua narrativa simbólica, escrita em alemão, antecipou a opressão que viria no século XX. Dentre seus livros se destacam "A Metamorfose" , "O Processo", "O Castelo" e "O Desaparecido ou Amerika".  A maior parte de  sua obra foi publicada postumamente.

Nascido no dia 3 de julho de 1883, em Praga, ele é considerado uma das mais significativas figuras da literatura moderna. Em seus livros, abordava temas como a solidão, a frustração, a sensação de culpa e a angústia dos seres humanos quando se deparam com forças desconhecidas, que estão fora do alcance da compreensão. A importância de seus textos é tamanha que o termo "kafkiano" é usado para definir situações sociais absurdas, angustiantes ou grotescas.

Kafka deixou os direitos de sua obra, tanto a publicada quanto a não publicada, para seu amigo e testamenteiro literário Max Brod, com instruções explícitas de que ela deveria ser destruída após a sua morte.  O autor escreveu: "Querido Max, meu último pedido: Tudo que eu deixo para trás... na forma de diários, manuscritos, cartas (minhas e de outras pessoas), esboços, e assim por diante, deve ser queimado sem ser lido".  Brod decidiu ignorar este pedido e publicar os romances e a obra completa entre 1925 e 1935.


Imagem: Atelier Jacobi - Sigismund Jacobi [Domínio público], Wikimedia Commons