Hoje na história

20.DEZ.2019

Morre Zilda Cardoso, a Dona Catifunda da Escolinha do Professor Raimundo

A humorista Zilda Cardoso, que se popularizou ao interpretar a Dona Catifunda da Escolinha do Professor Raimundo, morreu em 20 de dezembro de 2019, aos 83 anos. Ela foi encontrada morta em seu apartamento, em São Paulo. De acordo com a polícia, a atriz faleceu de causas naturais.

Zilda começou na televisão nos anos 1960, atuando em programas humorísticos de emissoras como TV Paulista, TV Rio e TV Record. Na mesma época, ela estreou em A Praça da Alegria, atração de sucesso comandada por Manoel de Nóbrega. Foi lá que ela lançou sua personagem mais conhecida, Dona Catifunda, cujas marcas registradas eram o charuto e o forte sotaque paulistano da Mooca.

A atriz também estrelou em diversos filmes e novelas. Nos anos 80 e começo dos 90, atuou no programa A Praça é Nossa, do SBT. Logo depois participou de programas da Rede Globo, como o seriado Delegacia de Mulheres e a novela Meu Bem, Meu Mal. No final da década, integrou o elenco da Escolinha do Professor Raimundo, interpretando novamente a célebre Dona Catifunda. 


Imagem: Acervo Globo/Reprodução