Hoje na história

03.set.1875

Nasce Ferdinand Porsche, um dos "pais" do Fusca

Considerado um dos "pais" do icônico carro Fusca, Ferdinand Porsche nascia em um dia como este, no ano de 1875, em Maffersdorf,  local que hoje parte da cidade de Liberec, República Checa. Engenheiro automotivo austríaco, ele e sua equipe trabalharam em projetos inovadores no setor automobilístico e também no desenvolvimento do atual Volkswagen Fusca. Com o seu filho e outros engenheiros e mecânicos fabricou o primeiro Porsche 356.

No começo da década de 30, após várias tentativas de busca por financiamento para os seus projetos, ele finalmente obteve recursos de Adolf Hitler, que queria motorizar o país, com o pensamento de que todo alemão deveria ter um veículo. Em 1934, Porsche conseguiu um contrato para construir três protótipos baseados em seu desenho. Os três carros ficaram prontos no inverno de 1936. 

Após a guerra, Porsche foi solicitado a seguir com o desenho do Volkswagen na França. Ele deveria deslocar a fábrica e seus equipamentos para o território francês como reparações de guerra. Contudo, houve muita divergência antes mesmo da implantação da fábrica, e Porsche ficou na cadeia como criminoso de guerra por 20 meses, sem direito a julgamento.

No final de sua vida, Porsche foi contratado pela Volkswagen para consultoria adicional, e recebeu royalties por cada Volkswagen do Tipo I (Fusca) fabricado. Isso o deixou em boa situação financeira, pois mais de 20 milhões de unidades do carro foram fabricadas. Em novembro de 1950, Porsche visitou a fábrica da Volkswagen em Wolfsburg pela primeira vez desde o final da Segunda Guerra Mundial. Poucas tempo depois, ele sofreu um derrame. Sem se recuperar completamente, ele morreu no dia 30 de janeiro de 1951, em Stuttgart.