Inicio

Asteroide passa raspando pela Terra e surpreende astrônomos

Por ser pequeno, ele não ofereceu perigo ao nosso planeta
Por History Channel Brasil em 14 de Abril de 2021 às 16:15 HS
Asteroide passa raspando pela Terra e surpreende astrônomos-0

Um asteroide passou "raspando" pela Terra de surpresa no início da semana. Segundo os astrônomos, o objeto espacial só foi descoberto  quatro dias antes de sua aproximação do nosso planeta. Por ser pequeno (com tamanho estimado entre 4 e 7,5 metros de diâmetro) ele não ofereceu perigo aos terráqueos.

Asteroide 2021 GW4

Batizado de 2021 GW4, o asteroide chegou a 26.200 quilômetros da Terra em seu maior ponto de aproximação. Isso equivale a menos de um décimo da distância entre nosso planeta e a Lua. Para se ter uma ideia, alguns satélites artificiais orbitam a cerca de 35.400 quilômetros da atmosfera terrestre.

O 2021 GW4 foi identificado em 8 de abril por astrônomos do programa de monitoramento espacial Catalina Sky Survey, nos Estados Unidos. Telescópios capturaram sua imagem. Mesmo que ele atingisse a Terra, ele não ofereceria perigo, pois objetos do tipo tendem a explodir ao atingir a atmosfera.

No ano passado, um outro asteroide pequeno (com tamanho estimado entre 3 e 6 metros de diâmetro) surpreendeu a NASA ao chegar a uma distância de apenas 2.950 quilômetros da Terra. Naquela ocasião, o objeto espacial só foi percebido horas após sua passagem. Pelo seu tamanho, ele também ofereceu riscos.

Pelos critérios da NASA, são considerados potencialmente perigosos os objetos com mais de 140 metros de diâmetro que se aproximam do nosso planeta a uma distância de 0,05 unidades astronômicas (ou 6 milhões de quilômetros). Em caso de impacto, asteroides do tipo podem desencadear tsunamis devastadores, terremotos e efeitos secundários que se estenderiam muito além da área de colisão. 

VER MAIS:


Fontes: Newsweek e Space.com

Imagem: Shutterstock.com