Inicio

Brasileira de 8 anos pode se tornar pessoa mais jovem a identificar asteroides

Nicole Oliveira é bicampeã da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica
Por History Channel Brasil em 24 de Agosto de 2021 às 15:46 HS
Brasileira de 8 anos pode se tornar pessoa mais jovem a identificar asteroides-0

Uma menina brasileira de apenas 8 anos está ficando famosa como "caçadora de asteroides". Natural de Maceió (AL) e moradora de Fortaleza (CE), Nicole Oliveira é bicampeã da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e a pessoa mais jovem a integrar a International Astronomical Search Collaboration (IASC), entidade parceira da NASA. Sua atividade como astrônoma-mirim pode até mesmo levá-la ao livro dos recordes.

Astrônoma desde criança

Segundo Zilma Janacá, mãe da menina, aos quatro anos Nicole já se interessava tanto pelo céu que pediu um telescópio de presente. Ao participar do programa Caça-asteroides, parceria da NASA com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), ela já detectou sete objetos espaciais. Caso se confirme que as descobertas são inéditas, ela pode se tornar a pessoa mais jovem do mundo a identificar asteroides.

Brasileira de 8 anos pode se tornar pessoa mais jovem a identificar asteroides - 1

Nicole gosta tanto de astronomia que participa de diversas iniciativas envolvendo o assunto. Ela tem um canal no YouTube, no qual chama outras crianças para falarem sobre ciência e astronomia, além de entrevistar especialistas no tema. Durante a pandemia, ela também fundou, com ajuda dos pais, o clube de ciência "Nicolinha & Kids”. O objetivo do projeto é compartilhar conhecimento e incentivar o estudo dela e de outros jovens.

Tendo começado tão jovem na astronomia, Nicole naturalmente pretende fazer carreira na área. Um de seus maiores sonhos é estudar engenharia espacial para construir foguetes e levar pessoas ao espaço. 

VER MAIS


Fontes: Correio Braziliense, TV Cultura, G1 e Terra

Imagens: Arquivo pessoal/Instagram e IASC/Reprodução