CIVILIZAÇÕES PRÉ-COLOMBIANAS

A civilização peruana que ergueu pirâmides tão antigas quanto as do Egito

Elas estão localizadas em Caral-Supe, um dos maiores centros urbanos construídos nas Américas antes da chegada dos europeus
Por: HISTORY Brasil

Uma civilização pré-colombiana pouco conhecida ergueu pirâmides tão antigas quanto as do Egito. Segundo os pesquisadores, essas monumentais estruturas foram construídas no Peru por volta do ano 2600 a.C. Elas estão localizadas na cidade sagrada de Caral-Supe, um dos maiores e mais complexos centros urbanos construídos nas Américas antes da chegada dos europeus.

Cidade mais antiga do hemisfério ocidental

A Civilização de Caral (também conhecida como Caral-Supe ou Norte Chico) foi uma sociedade complexa pré-colombiana que incluiu cerca de 30 grandes centros populacionais, onde hoje é a região centro-norte da costa do Peru. seu núcleo se localizava na cidade sagrada de Caral, situada 200 quilômetros ao norte de Lima. O local abriga seis pirâmides antigas, praças circulares e escadarias gigantes, todas concentradas em uma paisagem desértica com vista para as planícies verdejantes do sinuoso rio Supe.



A maior estrutura de Caral, chamada de “Grande Pirâmide”, tem cerca de 30 metros de altura, com uma base que cobre uma área semelhante a quatro campos de futebol. Segundo especialistas, ela teria entre 4 mil e 5 mil anos, o que torna sua arquitetura mais antiga que a pirâmide de Saqqara, no Egito.



Os arqueólogos acreditam que a área onde Caral está situada representa o núcleo de civilização mais antigo das Américas, que prosperou entre os anos 3000 e 1.800 a.C., aproximadamente. Essa enigmática civilização surgiu quase quatro mil anos antes do início do poderoso Império Inca.

Um estudo conduzido por arqueólogos no início do século XXI encontrou ainda mais evidências que comprovam que Caral é a cidade mais antiga conhecida do hemisfério Ocidental. Desde então, outros sítios milenares do Norte Chico foram descobertos. Ou seja, ainda há muito para ser encontrado envolvendo essa civilização.

VER MAIS


Fonte: History.com

Imagens: iStock