Aviação

Conheça o QuarterHorse, o revolucionário avião hipersônico dos Estados Unidos

A Força Aérea do país financia uma aeronave que voará cinco vez mais rápido que o som
Por: HISTORY Brasil

Quase 20 anos após o último voo do Concorde, o célebre avião comercial supersônico, os Estados Unidos pretendem construir um novo avião supersônico com fins civis e militares. O objetivo é transportar pessoas entre diferentes continentes em apenas algumas horas. Para isso, a Força Aérea do país irá financiar testes de uma nova aeronave hipersônica batizada de QuarterHorse.

Velocidade Mach-5

A companhia encarregada pela execução do projeto é a Hermeus, especializada em aeronaves. De acordo com os planos, o QuarterHorse poderá atingir a incrível velocidade Mach-5, ou seja, cinco vezes a velocidade do som, e três vezes a velocidade do legendário Concorde. A aeronave será capaz de voar entre Nova York e Londres em menos de uma hora.



Para colocar o QuarterHorse no ar, a Hermeus trabalha com especialistas no desenvolvimento de naves espaciais, e dispõe de um orçamento inicial em torno dos 60 milhões de dólares, fruto do financiamento da Força Aérea dos EUA. No momento, sabe-se que foram desenvolvidos protótipos de turbina TBCC, que combinam o desempenho de uma turbina convencional com um sistema de propulsão especializado para ultrapassar 7400 quilômetros por hora.

Além disso, os engenheiros trabalham em uma nova fuselagem, com estrutura de titânio, que deverá suportar as altíssimas temperaturas geradas pela fricção do ar a essa velocidade de voo. A Hermeus planeja testar uma versão em pequena escala da aeronave em 2023; uma versão de porte médio para transporte de carga em 2025; e uma versão comercial maior para passageiros em 2029.



VER MAIS


Fontes: Yahoo e El Tiempo

Imagens: Hermeus/Reprodução