Inicio

Estatuetas de 2 mil anos representando deuses e mortais gregos são encontradas na Turquia

Por History Channel Brasil em 08 de Fevereiro de 2021 às 10:57 HS
Estatuetas de 2 mil anos representando deuses e mortais gregos são encontradas na Turquia-0

Dezenas de estatuetas de terracota foram encontradas nas ruínas da antiga cidade de Mira, na atual Turquia. As imagens representam deuses gregos, humanos e animais. Estima-se que as peças tenham cerca de dois mil anos.

As escavações foram lideradas por Nevzat Çevik, professor de arqueologia da Universidade Akdeniz. Algumas estatuetas estavam tão bem preservadas que ainda conservavam sua pintura original. No passado, Mira era uma das mais importantes comunidades da região da Lícia. 

Segundo Çevik, a coleção de estatuetas fornece importantes pistas sobre o cotidiano de Mira durante os séculos I e II a.C. "É como se o povo da antiga Mira tivesse ressuscitado e corrido através do túnel do tempo todos juntos e chegado aos nossos dias", disse ele. As peças representam humanos e animais, bem como divindades como Ártemis, Hércules, Afrodite, Leto e Apolo. 

O porto de Mira foi um dos maiores do antigo Mediterrâneo. A cidade se tornou famosa por seus túmulos talhados na rocha e por seu teatro da era romana com capacidade para 11 mil lugares. Mais tarde, no século IV, São Nicolau (que inspirou a criação do Papai Noel) foi bispo da cidade. 


Fonte: Live Science

Imagem: Nevzat Çevik/Arquivo de escavações de Mira Andriake