Inicio

Homem encontra espada de 3300 anos ao procurar cogumelos na República Tcheca

Por History Channel Brasil em 12 de Novembro de 2020 às 13:15 HS
Homem encontra espada de 3300 anos ao procurar cogumelos na República Tcheca-0

Roman Novák procurava cogumelos perto de sua casa, na República Tcheca, quando fez uma descoberta surpreendente. Ele se deparou com uma rara espada da Idade do Bronze. Arqueólogos acreditam que o artefato tenha cerca de 3300 anos. Curiosamente, algo semelhante aconteceu recentemente na Polônia: um homem encontrou moedas de prata raras do século XVII enquanto também colhia cogumelos

A descoberta aconteceu na localidade de Jesenicko, na Morávia do Norte. “Havia acabado de chover e fui colher cogumelos. Foi quando vi um pedaço de metal saindo de algumas pedras. Eu dei um chute e descobri que era uma lâmina, parte de uma espada. Então cavei mais um pouco e encontrei um machado de bronze”, afirmou Novák.

Após a descoberta, Novák entrou em contato com arqueólogos. Segundo os especialistas,  tanto a espada quanto o machado tenham sido produzidos por volta do ano 1.300 a.C. Os artefatos se assemelham a armas usadas principalmente na região onde hoje é o norte da Alemanha, de acordo com Jiří Juchelka, chefe do departamento de arqueologia do Museu da Silésia.

Juchelka disse ainda que essa é apenas a segunda espada desse tipo a ser encontrada na região. Uma de suas características marcantes é o cabo octognal. Segundo Juchelka, uma arma do tipo deveria ser uma mercadoria cara naquela parte da Europa há 3300 anos.


Fonte: Radio Prague International

Imagem: Museu Etnográfico de Jesenicko/Reprodução