ARQUEOLOGIA

Homem encontra espada de 3300 anos ao procurar cogumelos na República Tcheca

Roman Novák procurava cogumelos perto de sua casa, na República Tcheca, quando fez uma descoberta surpreendente. Ele se deparou com uma rara espada da Idade do Bronze. Arqueólogos acreditam que o artefato tenha cerca de 3300 anos. Curiosamente, algo semelhante aconteceu recentemente na Polônia: um homem encontrou moedas de prata raras do século XVII enquanto também colhia cogumelos

A descoberta aconteceu na localidade de Jesenicko, na Morávia do Norte. “Havia acabado de chover e fui colher cogumelos. Foi quando vi um pedaço de metal saindo de algumas pedras. Eu dei um chute e descobri que era uma lâmina, parte de uma espada. Então cavei mais um pouco e encontrei um machado de bronze”, afirmou Novák.

Após a descoberta, Novák entrou em contato com arqueólogos. Segundo os especialistas,  tanto a espada quanto o machado tenham sido produzidos por volta do ano 1.300 a.C. Os artefatos se assemelham a armas usadas principalmente na região onde hoje é o norte da Alemanha, de acordo com Jiří Juchelka, chefe do departamento de arqueologia do Museu da Silésia.

Juchelka disse ainda que essa é apenas a segunda espada desse tipo a ser encontrada na região. Uma de suas características marcantes é o cabo octognal. Segundo Juchelka, uma arma do tipo deveria ser uma mercadoria cara naquela parte da Europa há 3300 anos.


Fonte: Radio Prague International

Imagem: Museu Etnográfico de Jesenicko/Reprodução