ASTEROIDES

NASA alerta que asteroide gigante passará perto da Terra neste domingo

Objeto espacial tem cerca de cinco vezes o tamanho do Cristo Redentor
Por: HISTORY Brasil

A NASA alerta que um asteroide gigante passará próximo da Terra neste domingo (25/07). Batizado de 2008 GO20, o objeto espacial mede entre 97 e 220 m de diâmetro, o que equivale a cerca de cinco vezes o tamanho do Cristo Redentor. Mas não há motivo de preocupação: segundo a agência espacial dos Estados Unidos, não há risco de colisão com o nosso planeta.

Asteroides próximos da Terra

Embora o asteroide esteja a uma distância curta em termos astronômicos, o termo "próximo" é relativo quando se refere ao espaço. O objeto espacial deve passar com uma velocidade aproximada de 8.20 km/s, a cerca de 4.7 milhões de quilômetros da Terra. Ou seja, ele estará a uma distância 11 vezes mais longe do que a Lua em relação ao nosso planeta.



Pelos critérios da NASA, são considerados potencialmente perigosos os objetos com mais de 140 metros de diâmetro que se aproximam do nosso planeta a uma distância de 0,05 unidades astronômicas (ou 6 milhões de quilômetros). Em caso de impacto, asteroides do tipo podem desencadear tsunamis devastadores, terremotos e efeitos secundários que se estenderiam muito além da área de colisão. 

A NASA monitora constantemente o espaço em busca de asteroides próximos que possam oferecer risco à Terra.  O sistema vasculha o espaço todos os dias em busca das possibilidades de impacto de asteroides durante os próximos 100 anos. Os objetos são classificados de acordo com seu tamanho, velocidade, dimensões e data de aproximação. Segundo a agência espacial, não há motivos para se preocupar com qualquer colisão em um futuro próximo.



VER MAIS


Fontes: CNN, Newsweek e NASA

Imagens: iStock e NASA