Sarcófagos

Sarcófago espetacular de 1500 anos é encontrado em vila romana na Espanha

Segundo os pesquisadores, o caixão foi usado para enterrar um membro da tribo bárbara dos visigodos
Por: HISTORY Brasil

Pesquisadores se surpreenderam ao encontrar um sarcófago espetacular de 1500 anos em uma vila romana na cidade de Mula, na Espanha. Segundo os arqueólogos, o caixão foi usado para enterrar um membro da tribo bárbara dos visigodos. A descoberta aconteceu durante escavações na necrópole de Los Villaricos.

Símbolo cristão

A vila agrícola de Los Vilarricos foi habitada durante séculos pelos romanos. Mas, segundo os pesquisadores, o sarcófago foi enterrado pelos visigodos, que ocuparam a região após a queda do Império Romano. Acredita-se que o artefato remonte ao século VI d.C, quando os visigodos se converteram ao cristianismo. 



O sarcófago está muito bem preservado. Trata-se de uma peça de dois metros de comprimento, decorada com motivos geométricos e com o símbolo Chi Rho, um anagrama formado pelas duas primeiras letras do nome de Cristo em grego –Χριστος–, ji (X) e ro (P). Esse emblema é um dos cristogramas mais antigos do mundo e representa a vitória da ressurreição de Jesus.

Os pesquisadores encontraram o sarcófago durante escavações anuais feitas no sítio arqueológico romano. O local ainda preserva diversos pontos que ainda não foram explorados pelos estudiosos."Não esperávamos fazer esta descoberta espetacular", afirmou Rafael González Fernández, professor de arqueologia da Universidade de Murcia.



VER MAIS


Fontes: All That is Interesting e Ancient Origins

Imagens: Universidade de Murcia/Divulgação