Pegadas indicam que espécie de dinossauro podia correr tanto quanto Usain Bolt

Pesquisadores determinaram a velocidade de dois terópodes a partir de marcas fossilizadas de suas patas
Por History Channel Brasil em 13 de Dezembro de 2021 às 11:53 HS
Pegadas indicam que espécie de dinossauro podia correr tanto quanto Usain Bolt -0

Ao analisar pegadas fossilizadas de dinossauros encontradas em La Rioja, na Espanha, pesquisadores puderam estimar a velocidade que esses animais pré-históricos podiam atingir. As marcas foram deixadas por dois terópodes (que eram bípedes e geralmente carnívoros ou onívoros). Os resultados do estudo, publicado na revista Scientific Reports, mostram que eles podiam ser tão rápidos quanto Usain Bolt, o homem mais veloz do mundo.

Dinossauros velozes

Os pesquisadores batizaram os dois dinossauros de La Torre 6B-1 e La Torre 6A-14. As pegadas indicam que o primeiro atingia velocidades entre 31,7 e 44,6 quilômetros por hora. Já o outro, era capaz de alcançar entre 23,3 e 37,2 quilômetros por hora. Para efeito de comparação, o atleta jamaicano Usain Bolt atingiu 43,9 quilômetros por hora durante uma corrida de 100 metros em 2011.

Pegadas de terópodes

Para determinar a velocidade com que os terópodes estavam correndo, os pesquisadores aplicaram uma fórmula matemática. Eles usaram a relação entre a altura do salto do animal, que foi encontrada medindo o comprimento da pegada, e o comprimento da passada, que era a distância entre duas pegadas sucessivas feitas pela mesma pata. Em entrevista à CNN, Pablo Navarro-Lorbés, doutorando na Universidade de La Rioja e um dos autores do estudo, afirmou que é difícil encontrar pegadas de dinossauros em alta velocidade.

Os dinossauros cujas pegadas foram analisadas provavelmente viveram durante o período do Cretáceo Inferior, que aconteceu entre 145 e 100,5 milhões de anos atrás. Não foi possível determinar com certeza as espécies desses terópodes, mas os pesquisadores acreditam que eles eram das famílias dos espinossaurídeos ou dos carcarodontossaurídeos. Com base nas as pegadas, é provável que elas tenham sido feitas por animais da mesma espécie, embora um fosse provavelmente menor do que o outro.

CNN