NAZISMO

Alunos de escola em SC são suspensos por fazerem saudação nazista em sala de aula

Caso repercutiu depois que um vídeo foi postado em uma rede social
Por: HISTORY Brasil

Alunos de uma escola particular em Criciúma, no sul de Santa Catarina, foram suspensos após terem sido flagrados fazendo uma saudação nazista em sala de aula. Um vídeo mostra estudantes do 9º ano erguendo o braço quando alguém entra no local. As imagens foram feitas há três meses.

Reflexão sobre o nazismo

O caso repercutiu depois que o vídeo foi postado por uma conta anônima em uma rede social. O número de alunos suspensos não foi informado pela escola, mas ao menos seis deles aparecem nas imagens. 



A direção da escola afirmou que repudia e não compactua com a atitude dos alunos. Em nota, a instituição de ensino diz que tomou medidas como “a suspensão de alunos, advertências e a realização de uma reflexão sobre o nazismo e o quanto esse regime foi pavoroso para a história humana”.

Pela lei brasileira, apologia ao nazismo é crime. Nem é necessário haver atos de violência ou incitação direta à violência para que o delito ocorra. O código penal prevê pena de reclusão de dois a cinco anos para quem "fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo".

VER MAIS




Fontes: NSC Total, ND+ e G1

Imagem: Reprodução