Dinossauros

Fóssil de dinossauro de 65 milhões de anos é encontrado durante obras em rodovia em SP

Os pesquisadores acreditam que o osso pode ser de um titanossauro
Por: HISTORY Brasil

O fóssil de um dinossauro foi encontrado durante obras de duplicação da rodovia SP-333 (Rodovia Dona Leonor Mendes de Barros), na divisa entre Marília e Júlio Mesquita, a 400 quilômetros de São Paulo. Os pesquisadores acreditam que o osso pode ser de um titanossauro. Esses gigantes do período cretáceo viveram há pelo menos 65 milhões de anos.

Titanossauros em São Paulo

O fóssil, encontrado a poucos centímetros da lateral de um talude, foi identificado na fase final do corte de material. As obras ficaram interrompidas por dois meses até a extração completa do exemplar de um osso com cerca de 1 metro de comprimento. De acordo com os paleontólogos, pode se tratar de um fêmur.



A extração do fóssil intacto ficou sob a responsabilidade de paleontólogos da empresa A Lasca e do Museu de Paleontologia de Marília. Iniciada com martelo e talhadeira, a operação meticulosa foi finalizada com o uso de uma ferramenta de perfuração de impacto mínimo, para evitar qualquer trinca que prejudicasse a peça. Como o fóssil estava envolvido em uma dura camada de arenito (rocha formada por areia aglutinada e cimento natural, densa como quartzo), o trabalho durou quase dois meses.

Agora, o exemplar será encaminhado para o Museu de Paleontologia de Marília, onde será limpo. “Acreditamos tratar-se da pata de um titanossauro. Após o salvamento e retirada da matéria do entorno teremos mais condições de estudá-lo detalhadamente”, disse o geólogo Nilson Benuci, que conduziu as escavações para extração do fóssil. Em 2009, na mesma região, paleontólogos encontraram 70% do esqueleto de um titanossauro



VER MAIS


Fontes: Artesp e Tribuna de Jundiaí

Imagem: Artesp/Divulgação