Inicio

Ruínas de cidade fantasma do Velho Oeste reaparecem após seca na Califórnia

No auge da Corrida do Ouro, Mormon Island foi habitada por mais de 2500 pessoas
Por History Channel Brasil em 27 de Julho de 2021 às 21:18 HS
Ruínas de cidade fantasma do Velho Oeste reaparecem após seca na Califórnia-0

A forte seca que atinge a região da Califórnia, nos Estados Unidos, trouxe de volta as ruínas de uma cidade fantasma do Velho Oeste. Mormon Island foi fundada em 1849, durante a Corrida do Ouro. Os últimos vestígios do vilarejo haviam sido inundados pela construção de uma represa, cerca de cem anos depois.

Corrida do Ouro

A história de Mormon Island começou em 1848, quando dois membros do Batalhão Mórmon partiram do Forte de Sutter para caçar cervos. Por um golpe de sorte, eles acabaram encontrando ouro no local. Foi uma das primeiras grandes descobertas do metal precioso na Califórnia. 

Ruínas de cidade fantasma do Velho Oeste reaparecem após seca na Califórnia - 1

No auge da Corrida do Ouro, a cidade foi habitada por mais de 2500 pessoas. O local abrigava quatro hotéis, além de diversos armazéns e lojas. Mas, em 1856, o vilarejo acabou destruído por um incêndio e nunca foi reconstruído.

Os habitantes da cidade se estabeleceram em outros assentamentos da região, onde a atividade de mineração continuou a acontecer. No século XX, a região entrou em decadência e esses locais acabaram ficando sob o Lago Folsom quando uma represa foi construída no local, entre 1955 e 1956. Agora, a falta de chuva na Califórnia fez com que as águas secassem e as ruínas voltassem a aparecer.

As autoridades da Califórnia divulgaram um comunicado alertando os visitantes que remover ruínas ou artefatos históricos do local é crime. Quem violar a lei pode ser preso ou multado em até US$ 250 mil. “É uma experiência única visitar as ruínas de um local histórico e se perguntar quando ele foi habitado e como as pessoas de lá viviam”, disse Richard Preston-LeMay, superintendente da Área Recreacional Estadual do Lago Folsom. “Se esses objetos históricos forem movidos ou removidos, a experiência é arruinada para outros visitantes”, completou.

VER MAIS


Fontes: SF Gate e California State Parks

Imagens: California State Parks/Divulgação