Inicio

Atlântida do neolítico? Ruínas pré-históricas são encontradas no fundo do mar

Trata-se de um assentamento de 6500 anos, descoberto por acaso enquanto os pesquisadores estudavam imagens de satélite
Por History Channel Brasil em 06 de Julho de 2021 às 17:51 HS
Atlântida do neolítico? Ruínas pré-históricas são encontradas no fundo do mar-0

Ruínas de civilizações submersas fascinam a humanidade desde o mito de Atlântida. Agora, uma equipe de pesquisadores coordenada pelo arqueólogo Mate Parica encontrou um assentamento neolítico de 6500 anos no fundo do mar. A descoberta aconteceu por acaso, enquanto eles analisavam imagens de satélite da ilha de Korluca, em frente à costa da Croácia.

Ruínas submersas

Após estudar as imagens, uma equipe de pesquisadores foi até o local para fazer buscas submarinas. Chegando lá, os mergulhadores encontraram muros de pedra, além de ferramentas. Entre elas, estão talheres de pedra e peças cerâmica.

Atlântida do neolítico? Ruínas pré-históricas são encontradas no fundo do mar - 1

Parica afirmou que esse tipo de achado no fundo do mar é extraordinário, já que geralmente resquícios do período neolítico geralmente são encontrados em cavernas. “A sorte é que essa região, diferentemente da maior parte do Mediterrâneo, está a salvo das grandes ondas, já que muitas ilhas protegem a costa. Isso certamente ajudou a preservar o local da destruição natural”, afirmou o pesquisador.

Atlântida do neolítico? Ruínas pré-históricas são encontradas no fundo do mar - 2

O período neolítico é a divisão final da Idade da Pedra, quando uma ampla sequência de desenvolvimentos técnicos parece ter surgido independentemente em várias partes do mundo. "Todo o assentamento tem a forma de algum tipo de hexágono, e vemos que ele foi feito de forma planejada, não espontaneamente. De fato, isso também é fantástico para aquele período”, afirmou Parica. O pesquisador acredita que no passado o assentamento ficava situado em um pequeno pedaço de terra conectado à ilha principal por uma faixa estreita de terra. 

VER MAIS


Fontes: La Nación, CNNMSN

Imagens:  Diving Center-LumbardaBlue/Facebook/Reprodução